16.10.03

Mensagem da Gerência #5

Depois de Manuel Resende e do jovem Miguel Gonçalves, o Quartzo, Feldspato & Mica tem o orgulho de anunciar o nome do seu mais recente colaborador na área da tradução: JORGE DE SOUSA BRAGA.
Jorge de Sousa Braga (n. 1957) é um dos criadores mais apreciados da moderna poesia portuguesa. O essencial da sua obra poética encontra-se reunido na antologia "O Poeta Nu" (Fenda, 1999), tendo entretanto publicado mais dois livros com poemas inéditos: "Balas de Pólen" (Quasi, 2001) e "A Ferida Aberta" (Assírio & Alvim, 2001).
O seu notável trabalho como tradutor está disperso por diversas antologias que ele próprio organizou, como "Sono de Primavera - Poemas Chineses" (Litoral, 2ª Ed., 1986), "O Vinho e as Rosas" (Assírio & Alvim, 1995) e "A Religião do Girassol" (Assírio & Alvim, 2000), ou em livros extraordinários que revelaram ao público de língua portuguesa autores como Matsuo Bashô, Guillaume Apollinaire ou Leonard Cohen.
Jorge de Sousa Braga foi ainda um dos principais colaboradores da grande antologia "Rosa do Mundo" (Assírio & Alvim, 2001), onde nos ofereceu excelentes versões de poetas antigos de origens tão diversas como a China ou a Índia.