24.9.03

Cimbalino Curto #5

S. Pantaleão terá morrido em 27 de Julho de 304. Foi médico, mártir e autor de inúmeros milagres. Era natural de Nicomédia, na Bitínia. Converteu-se ao Cristianismo por influência de um sacerdote de nome Hermolau. Os seus prodígios alcançaram tão grande fama que a sua presença tornou-se demasiado incómoda, sobretudo para os médicos locais. Foi acusado de ser cristão e preso durante o governo do imperador romano Diocleciano. Na prisão sofreu toda a espécie de torturas tendo sido, por fim, decapitado.

De acordo com a tradição, nos fins de 1453 chegou ao Porto um navio vindo do Mediterrâneo Oriental com um grupo de arménios fugidos à invasão muçulmana de Constantinopla. No interior do navio vinham também os restos mortais do santo, salvos da fúria devastadora dos hereges pelos ditos arménios, que os depositaram então na Igreja de S. Pedro de Miragaia. Por essa razão, e segundo consta, foi-lhes permitido instalarem-se numa rua situada junto daquela igreja, ainda hoje significativamente chamada Rua da Arménia.

Ainda segundo a tradição, foi graças aos poderes miraculosos destas relíquias que a cidade sobreviveu a um terrível surto de peste ocorrido nos últimos dias desse ano de 1453. S. Pantaleão passou, depois disso, a ser padroeiro do Porto. E assim se manteve até hoje.

Vem esta história a propósito da pequena mas belíssima exposição que o Museu Nacional Soares dos Reis dedica actualmente a S. Pantaleão. "Esta é a Cabeça de S. Pantaleão" surge a pretexto do recente restauro que a instituição efectuou ao relicário onde se encontra o legado do santo. O relicário, em forma de cabeça, data de 1509 e é uma peça de joalharia de uma beleza extraordinária. Do seu interior foram retirados alguns papéis pouco valiosos, um pequeno pedaço de tecido do século XIII e cinco ou seis ossinhos que poderão ter pertencido ao corpo de S. Pantaleão.
A exposição estará patente até 2004. Aos domingos de manhã a entrada é gratuita.