1.4.05

Nandinho ataca de novo.



É fácil gastar 27 euros num fim de tarde com cheiro a Primavera. A receita é esta: aponta-se na agenda a seguinte nota: "Zenith. 18h30m. Corte Inglés".
Depois confia-se no bom gosto e racionalidade da agenda. Encontra-se o Richard Zenith no elevador do "El Corte Inglés" e anda-se uns dez minutos para cima e para baixo, na conversa, até chegar ao sexto piso. Depois vai-se a pé (ou melhor, de escada rolante) para o sétimo.
E então chega-se ao coração do lançamento de "Fernando Pessoa, imagens de uma vida", escrito pela sua sobrinha Manuela Nogueira, com apresentação de Maria Aliete Galhós e prefácio de Richard Zenith.
Forma-se uma bicha bem razoável para comprar o livro, que sai como pãezinhos quentes. E fica-se em pé, cá bem atrás na sala, encostado a uma coluna de som, para ouvir bem as palavras sempre interessantes do Richard, os agradecimentos do editor Manuel Rosa e o pequeno texto de Manuela Nogueira, a explicar o "making of" da obra.
O livro é um miminho para pessoanos amadores e profissionais. Há de tudo, como na farmácia: fotos, postais, cartas, eu sei lá. Um deslumbramento bem organizado, com muito amor e devoção. Uma tentação para quem gosta de peregrinar as ruelas que vão dar directamente às vidas do poeta.
Já o catrapisquei numa daquelas diagonais literárias. Aquele primeiro embate da descoberta dos livros sabe que nem ginjas. Principalmente quando se trata de um génio. E só não me soube melhor porque estava a par dos acontecimentos, por via do jantar ao lado de Manuela Nogueira, no Martinho da Arcada, numa noite organizada por Luís Machado e dedicada aos escritores.
A sobrinha do vate vai-se atirar agora a um livro de poemas.

Luís Graça