23.4.05

As rosas... e os espinhos!

Xanana Gusmão foi um guerrilheiro corajoso e devotado ao seu povo, um cidadão de corpo inteiro e hoje é presidente da República. Do seu Timor Lorosae que ele mesmo tem cantado em versos sem desdouro. Com ele está gente de muito mérito e que, a seu lado, se bateu bem durante anos e anos contra o invasor. O povo maubere e a comunidade internacional conhece-os, respeita-os e ia dizer que os estima - neste corropio que é a realpolitick. Eles sofreram e sonharam, ganharam justamente o seu pão.

Mas também ali há gente que, visando objectivos aparentemente semelhantes, parece começar a tirar agora a máscara, a mostrar finalmente a sua verdadeira face. Os seus verdadeiros méritos.

A notícia vem no jornal que me habituei a ver interactivamente aqui nesta maquineta. E que epigrafo, porque me parece que vale a pena meditar-se nela. Serão esses manejos já consequência da tal entrada recente?
Acho que o povo maubere vai ter boas razões para não se felicitar futuramente, com estes mancebos em velocidade de cruzeiro...

Em causa o ensino de religião nas escolas

Xanana Gusmão acusa Igreja Católica de instigar manifestações

O Presidente de Timor-Leste, Xanana Gusmão, responsabilizou hoje a Igreja Católica do país pelos protestos anti-governamentais que exigem a obrigatoriedade do ensino de religião nas escolas.