16.3.05

Eu já estive no telhado da Casa da Música

Meus caros amigos, deixem-me partilhar convosco uma pequena experiência pessoal. Vejam só que ontem estive em cima da Casa da Música. É isso mesmo. Não me limitei a entrar no edifício, a andar lá por dentro, a olhar para cima e para baixo, a subir e a descer escadas, a abrir e a fechar portas, a conhecer salas e auditórios, a desvendar bastidores e camarins, a esgueirar-me para debaixo de um palco, a sentar-me em cadeiras da Finlândia, a ouvir as peripécias daquela que parecia ser uma "obra impossível" e a imaginar as músicas do futuro. Também fui ao telhado da Casa da Música. Aquilo é íngreme o bastante e tive de apelar ao pouco de funâmbulo que há em mim para me manter na posição vertical. Dir-se-ia que o "meteorito" de Rem Koolhaas tinha acabado de cair do espaço sideral e só faltou, a mim e aos dois engenheiros que me acompanhavam, fazermos como os astronautas americanos: ir até ao ponto mais alto da casa e plantar lá uma bandeirinha.