19.8.04

Notas soltas #6

O INSUCESSO

O insucesso tem sempre causas. A nossa selecção de futebol olímpica acaba de ser eliminada. É verdade que desta vez, os clubes exerceram uma pressão grande sobre a federação e sobre os seus jogadores no sentido de que alguns deles não participassem nos desafios. Foi o caso do Manchester United, pela voz de Carlos Queiróz, protegendo Cristiano Ronaldo; foi também o caso do F. C. do Porto, com Hélder Postiga. Mas ainda assim, existe nesta geração de jogadores um sentimento de superioridade que não os protege em certas alturas do jogo. Explico melhor: porque razão sofremos quase sempre um golo que ou é marcado na própria baliza, ou resulta de um atraso deficiente de um defesa ao guarda-redes? Porque razão não temos a maturidade e a estaleca suficientes para aguentar um resultado que nos é favorável, e acabamos sempre à agressão com um ou dois jogadores expulsos, fazendo lembrar o pior da Coreia?

Hoje em dia o sucesso deriva tanto das caracteristicas técnicas como da força motivacional. Um lider, um treinador que não compreenda isso, nunca vai poder controlar todas as variáveis de um desafio, porque a dada altura as suas peças sobre o campo, por geniais que sejam, vão ceder a um descontrolo humilhante. Foi o que nos sucedeu com o Iraque, e foi o que ocorreu ontem, frente à Costa Rica.

Foi humilhante.