7.10.03

Post Scriptum #29

Como o prometido é devido, cá estou eu com outra citação do "Rotters' Club", de Jonathan Coe. Esta vale bem a pena e é uma boa demonstração de como AMOR e HUMOR são duas palavras que rimam.
Benjamin está sentado à mesa do café com a bela Cicely, a rapariga que ele adora e que é responsável da secção de Teatro do liceu local. A dada altura de uma aproximação marcada por alguns embaraços provocados por uma crítica negativa que Benjamin escreveu no jornal da escola a propósito de uma peça em que Cicely participou, surge este pedaço de prosa, que é tão irresistivelmente hilariante como deliciosamente comovedor. Deve haver poucas maneiras tão cómicas de descrever o que é estar apaixonado:

"- Tu tens um lugar muito especial no meu coração - disse Cicely. Um minúsculo fragmento de ranho espreitava na sua narina esquerda e Benjamin observou-a, extasiado, enquanto ela, com um ar distraído, removia o ranho com um delicado afago do seu dedo e o limpava depois num lenço. Santo Deus, pensou Benjamin, pois se até adoro o modo como ela limpa o nariz! Se, naquele momento, tivesse de escolher entre ver Cicely limpando o nariz ou ser premiado com um demorado fellatio, executado à vez por Brigitte Bardot e Julie Christie, Benjamin sabia muito bem o que teria preferido".